Reciclabom – Cooperativa de Trabalho de Catadores de Recicláveis de Bom Despacho completa sete anos em atividade

O balanço anual revelou que foram reciclados 250.000 kg de resíduos em 2022

Com início das atividades em 2017, a Cooperativa de Trabalho de Catadores de Recicláveis de Bom Despacho – Reciclabom, tem como proposta a reciclagem de materiais visando minimizar o impacto ambiental e fomentar o trabalho dos profissionais de coleta seletiva.

A cooperativa recicla papeis, papelões, plásticos (misto e cristal), alumínio, metais e vidros. São itens que grande parte da população ainda descarta no lixo sem a devida separação, mas que deveriam ter um destino ambientalmente correto e contribuir para a geração de renda dos trabalhadores deste importante setor. 

Os materiais coletados são triados no galpão da cooperativa e embalados em fardos para a venda. O faturamento é utilizado para os custos permanentes (água, luz, equipamentos de proteção, entre outros) e o restante é dividido entre os cooperados, sendo a fonte de renda de 12 trabalhadores. A cooperada Cássia Rodrigues da Silva trabalha na cooperativa há cinco anos e ressalta o benefício deste serviço, “é muito bom trabalhar com reciclagem, estamos ajudando a natureza e conseguimos o nosso sustento”, relata.

A Prefeitura Municipal de Bom Despacho, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, é parceira da Reciclabom. A administração disponibiliza esteira de triagem, prensa enfardadora e balança. Além da cessão dos veículos – três caminhões e uma Kombi, incluindo a manutenção e o abastecimento. O apoio tem embasamento na Lei Municipal 2.631/2018 que institui o serviço público de coleta seletiva e destinação de resíduos domiciliares no município de Bom Despacho.   

O Secretário de Meio Ambiente – Tiago de Freitas Cabral ressalta a importância da Reciclabom, “o município deixou de destinar de forma ambientalmente incorreta toneladas de resíduos, diminuindo o impacto ambiental, desde o início das atividades. Além do ganho social, que possibilita que várias famílias tenham um sustento. A cooperativa é um dos maiores patrimônios que o nosso município tem, é fundamental que toda a sociedade a conheça, abrace e participe da reciclagem”, informa.  

A Secretaria de Meio Ambiente solicita a todos os moradores da cidade para separarem os recicláveis de outros resíduos, evitando a contaminação e facilitando o trabalho de triagem da cooperativa. O Secretário de Meio Ambiente enfatiza a importância da contribuição da população na destinação correta do lixo gerado, “os munícipes precisam compreender a relevância do papel social e ambiental para uma cidade mais limpa, com consumo consciente, reciclagem e reaproveitamento”, finaliza Tiago de Freitas Cabral.  

A Reciclabom realiza a coleta seletiva por diversos bairros da cidade, atendendo por volta de 60% do município nas portas das casas, de segunda a sexta. Uma das dificuldades é a necessidade dos coletores precisarem abrir boa parte dos sacos de lixos para separarem os recicláveis dos outros resíduos, pois boa parte da população ainda não realiza esta separação em casa, antes do descarte. Os moradores também podem levar os itens para reciclagem no Ponto de Recebimento de Recicláveis e também é possível agendar mediante telefone a retirada.

A cidade de Bom Despacho integra o CIAS – Consórcio Intermunicipal Multifinalitário do Centro Oeste Mineiro. Para o Secretário Executivo do CIAS – Célio Cabral de Sousa Júnior, é de extrema importância a população abraçar a cooperativa, “a reciclagem e o reaproveitamento são essenciais para atenuar o impacto ambiental provocado pelo descarte incorreto dos resíduos sólidos, sendo também importante fonte de renda para muitas famílias. A Reciclabom realiza um trabalho espetacular no município”, conclui.

Serviço:

Galpão / Sede: Rua Guiné Bissau, 124, Dom Joaquim – Bom Despacho. Segunda a sexta, de 07:00 às 17:00.

Ponto de Recebimento de Recicláveis: na Sede do TG 04-006, na Avenida das Palmeiras, Centro – Bom Despacho.

Agendamento para retirada: (37) 99843-5803 (Alan) e (37) 99833-5056 (Cássia). 

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário