CIAS Centro Oeste https://consorciocias.com.br Consórcio Intermunicipal Multifinalitário do Centro-Oeste Mineiro Wed, 06 Mar 2024 13:19:49 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.5.3 https://consorciocias.com.br/wp-content/uploads/2023/07/cropped-icone-cias-32x32.png CIAS Centro Oeste https://consorciocias.com.br 32 32 Consórcio CIAS Centro Oeste reuniu autoridades e população em Audiências Públicas de Resíduos Sólidos em Divinópolis https://consorciocias.com.br/consorcio-cias-centro-oeste-reuniu-autoridades-e-populacao-em-audiencias-publicas-de-residuos-solidos-em-divinopolis/ https://consorciocias.com.br/consorcio-cias-centro-oeste-reuniu-autoridades-e-populacao-em-audiencias-publicas-de-residuos-solidos-em-divinopolis/#respond Wed, 06 Mar 2024 13:13:22 +0000 https://consorciocias.com.br/?p=9321 O Secretário Executivo – Célio Cabral abriu a Audiência Pública da Minuta do Plano Intermunicipal de Gestão de Resíduos Sólidos
(Crédito: Ademar de Oliveira)

O CIAS Centro Oeste realizou duas Audiências Públicas, na última quinta-feira (29), no Teatro Municipal Usina Gravatá, em Divinópolis. Na parte da manhã, foi apresentada a Minuta do Plano Intermunicipal de Gestão de Resíduos Sólidos – PIGIRS dos municípios do consórcio. A apresentação realizada por Márcia Panno – consórcio Vital, expôs o projeto sugerido para a atuação do CIAS e das prefeituras no setor do gerenciamento dos resíduos sólidos urbanos nos próximos 20 anos. Foram abordados os tópicos: Elaboração do Plano de Mobilização Social e Divulgação, Panorama dos  Resíduos Sólidos e Prognóstico dos Resíduos Sólidos na Região do CIAS, Diretrizes e  Estratégias para a Implantação do Plano Intermunicipal, entre outros.

Leonardo Ornellas – engenheiro da CAIXA, André Roth - consórcio Vital, Márcia Panno – palestrante e Célio Cabral – Secretário Executivo (Crédito: Ademar de Oliveira)

Leonardo Ornellas – engenheiro da CAIXA, André Roth – consórcio Vital, Márcia Panno – palestrante e Célio Cabral – Secretário Executivo
(Crédito: Ademar de Oliveira)

Na parte da tarde, aconteceu a  Audiência Pública referente a concessão dos serviços de tratamento e destinação final ambientalmente adequados dos Resíduos Sólidos Urbanos de origem domiciliar e de resíduos resultantes de limpeza pública dos municípios do CIAS.

Ricardo Arantes – Assessor Técnico da Secretaria Especial para o Programa de Parcerias de Investimentos da Presidência da República, Alice Santana – Superintendente de Resíduos da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais, Rodrigo Assis – Diretor de Operações Urbanas de Divinópolis , Leonardo Ornellas – engenheiro da CAIXA, Hugo Serelo – Mestre de Cerimônia, Léo Camilo – Presidente do CIAS e Célio Cabral – Secretário Executivo do consórcio na abertura da Audiência Pública de Concessão de Resíduos Sólidos

Ricardo Arantes – Assessor Técnico da Secretaria Especial para o Programa de Parcerias de Investimentos da Presidência da República, Alice Santana – Superintendente de Resíduos da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais, Rodrigo Assis – Diretor de Operações Urbanas de Divinópolis , Leonardo Ornellas – engenheiro da CAIXA, Hugo Serelo – Mestre de Cerimônia, Léo Camilo – Presidente do CIAS e Célio Cabral – Secretário Executivo do consórcio na abertura da Audiência Pública de Concessão de Resíduos Sólidos

O Presidente do CIAS – Leo Camilo abriu a Audiência e destacou a importância do  momento para a região do Centro-Oeste de Minas, “O CIAS é o maior consórcio do país de resíduos sólidos, são 33 municípios. Nós buscamos a solução do problema dos resíduos nos municípios participantes do consórcio, vamos extinguir os lixões na nossa região melhorando o meio ambiente. É um dia muito importante, são dois anos de estudos complexos neste projeto, que abrange várias áreas e tem como proposta também a inclusão dos catadores de recicláveis que são extremamente importantes na nossa sociedade”, relatou.

Alice Santana – Superintendente de Resíduos da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais ressaltou a relevância do trabalho que envolve vários municípios, “lidar com resíduos não é algo fácil, ainda estamos discutindo no ano de 2024 fim dos lixões. E, estamos falando de uma região rica do estado com desenvolvimento sócio econômico tão pujante. É desafiador para os gestores e cidadãos. A solução via consórcio permite um ganho de escala e uma possibilidade para atingir as metas e objetivos da Politica Nacional de Resíduos Sólidos”, concluiu.

Os palestrantes Joelson Sampaio e Fábio Cardoso, representantes da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), Fábio Padilha – Planos Engenharia e Carlos Laurino – Giramundo Neto Advogados, apresentaram o projeto que indica soluções de infraestrutura para o tratamento e a destinação correta dos resíduos sólidos urbanos da região. Temas como contrato, premissas, modelo de concessão, solução técnica, infraestrutura (tratamento e destinação final),  logística, solução social, entre outros,  foram pautas na Audiência.

O Secretário Executivo do CIAS – Célio Cabral foi o responsável pelas duas sessões. As audiências contaram com a presença de prefeitos, secretários dos municípios, representantes da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais – SEMAD, representante da CAIXA e a população.  

Agostinho Carlos Oliveira – Prefeito de Luz (Crédito: Ademar de Oliveira)

Agostinho Carlos Oliveira – Prefeito de Luz
(Crédito: Ademar de Oliveira)

Ao final das duas Audiências foram dialogadas as dúvidas com os presentes. As apresentações estão disponíveis no site do consórcio:  https://consorciocias.com.br/

]]>
https://consorciocias.com.br/consorcio-cias-centro-oeste-reuniu-autoridades-e-populacao-em-audiencias-publicas-de-residuos-solidos-em-divinopolis/feed/ 0
Consórcio CIAS Centro Oeste realizará Audiências Públicas em Divinópolis https://consorciocias.com.br/consorcio-cias-centro-oeste-realizara-audiencias-publicas-em-divinopolis/ https://consorciocias.com.br/consorcio-cias-centro-oeste-realizara-audiencias-publicas-em-divinopolis/#respond Mon, 26 Feb 2024 14:32:00 +0000 https://consorciocias.com.br/?p=9309 Na próxima quinta-feira (29), serão realizadas duas Audiências Públicas de resíduos sólidos urbanos (RSU), dos municípios integrantes do Consórcio CIAS Centro Oeste, no Teatro Municipal Usina Gravatá, em Divinópolis. A primeira audiência que terá início às 9h, corresponde a minuta do Plano Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos – PIGIRS, que tem como proposta apresentar a população o documento construído com a participação social em oficinas públicas e reuniões de trabalho realizadas entre agosto e setembro de 2023.

Na ocasião, foram discutidas as principais questões relacionadas à gestão de resíduos sólidos urbanos dos municípios do consórcio e apresentado o diagnóstico, além de levantadas as proposições de soluções.

O objetivo é proporcionar o direito de manifestação aos mais diversos segmentos da sociedade sobre o documento, que será um dos principais e mais importantes instrumentos de planejamento para a estruturação do setor público na gestão de resíduos sólidos.

Principais objetivos específicos do PIGIRS

  • A proteção da saúde pública e da qualidade ambiental;
  • A não geração, redução, reutilização, reciclagem e tratamento de resíduos; sólidos, bem como disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos;
  • O estímulo à adoção de padrões sustentáveis de produção e consumo de bens e serviços;
  • O incentivo à indústria da reciclagem;
  • A gestão integrada de resíduos sólidos;
  • A capacidade técnica continuada em gestão de resíduos sólidos;  
  • A integração de catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis nas ações que envolvam a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos. 

A segunda audiência marcada para às 13h, será referente a concessão dos serviços de tratamento e destinação final do lixo domiciliar dos municípios do CIAS. O projeto indicará soluções de infraestrutura para o tratamento e a destinação correta dos resíduos sólidos urbanos da região.

A população pode participar presencialmente com sugestões para a futura concessão que tem como objetivos extinguir os lixões, ampliar a coleta seletiva e reciclagem, produzir combustível e integrar os catadores como parceiros para geração de renda, beneficiando uma população de aproximadamente 600 mil pessoas. 

Oportunidades geradas pela concessão

  • 64% de redução dos rejeitos destinados ao aterro;
  • Produção de combustível derivado de resíduos (CDR) a partir do lixo não reciclável;
  • Ampliação da coleta seletiva e da reciclagem;
  • Integração dos catadores como parceiros do serviço ambiental;
  • Geração de renda a partir dos materiais recicláveis;
  • Produção de adubo orgânico;

O Presidente do CIAS e prefeito da cidade de Santo Antônio do Monte – Léo Camilo, destaca a relevância da contribuição da população, “as audiências públicas são importantes para a participação dos cidadãos, para construirmos juntos projetos tão importantes que vão beneficiar o centro-oeste mineiro”, relata.

Municípios integrantes do CIAS:

Abaeté, Araújos, Bambuí, Biquinhas, Bom Despacho, Carmo do Cajuru, Cedro do Abaeté, Conceição do Pará, Córrego Danta, Divinópolis, Dores do Indaiá, Estrela do Indaiá, Igaratinga, Leandro Ferreira, Luz, Maravilhas, Martinho Campos, Moema, Morada Nova de Minas, Nova Serrana, Onça de Pitangui, Paineiras, Pedra do Indaiá, Pequi, Perdigão, Pitangui, Pompéu, Quartel Geral, Santo Antônio do Monte, São Gonçalo do Pará, São José da Varginha, São Sebastião do Oeste e Serra da Saudade.

Sobre o CIAS

Criado em 2014, o CIAS – Consórcio Intermunicipal Multifinalitário do Centro-Oeste Mineiro busca soluções para o tratamento e a destinação final dos resíduos sólidos urbanos (RSU), sendo prioridade o descarte correto para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs), estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), e o atendimento ao Plano Nacional de Resíduos Sólidos (PLANARES).

Contato para a imprensa:
comunica.cias@gmail.com

]]>
https://consorciocias.com.br/consorcio-cias-centro-oeste-realizara-audiencias-publicas-em-divinopolis/feed/ 0
Aberta Consulta Pública da Minuta do Plano Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos em 33 municípios que integram o CIAS https://consorciocias.com.br/aberta-consulta-publica-da-minuta-do-plano-intermunicipal-de-gestao-integrada-de-residuos-solidos-em-33-municipios-que-integram-o-cias/ https://consorciocias.com.br/aberta-consulta-publica-da-minuta-do-plano-intermunicipal-de-gestao-integrada-de-residuos-solidos-em-33-municipios-que-integram-o-cias/#respond Mon, 19 Feb 2024 18:13:28 +0000 https://consorciocias.com.br/?p=9304 A população pode contribuir com o planejamento do documento de estruturação do setor público na gestão de resíduos sólidos

O CIAS Centro Oeste abriu a consulta pública da Minuta do Plano Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos em 33 municípios que integram o consórcio, até 11 de março de 2024.

A população pode participar com sugestões para a minuta, o documento para a apreciação e o formulário para o envio de contribuições estão disponíveis no site do consórcio em publicações oficiais.

O documento foi construído com a participação social em oficinas públicas e reuniões de trabalho realizadas entre agosto e setembro de 2023. No período, foram discutidas as principais questões relacionadas à gestão de resíduos sólidos urbanos dos municípios da região e apresentado o diagnóstico, além de levantadas as proposições de soluções.

Sobre o Plano

O PIGIRS está sendo elaborado de acordo com os requisitos legais, em especial a Política Nacional de Resíduos Sólidos – Lei Federal Nº 12.305/2010 e a Política Nacional de Saneamento Básico Lei Nº. 11.445/2007, e terá validade de 20 anos, com previsão de atualizações a cada cinco anos. O plano visa o planejamento de metas e as ações que melhorem e modernizem todo o sistema de gerenciamento de resíduos sólidos na região de atuação do consórcio.

Municípios associados: Abaeté, Araújos, Bambuí, Biquinhas, Bom Despacho, Carmo do Cajuru, Cedro do Abaeté, Conceição do Pará, Córrego Danta, Divinópolis, Dores do Indaiá, Estrela do Indaiá, Igaratinga, Leandro Ferreira, Luz, Maravilhas, Martinho Campos, Moema, Morada Nova de Minas, Nova Serrana, Onça de Pitangui, Paineiras, Pedra do Indaiá, Pequi, Perdigão, Pitangui, Pompéu, Quartel Geral, Santo Antônio do Monte, São Gonçalo do Pará, São José da Varginha, São Sebastião do Oeste e Serra da Saudade.

Principais objetivos específicos do PIGIRS

  • A proteção da saúde pública e da qualidade ambiental;
  • A não geração, redução, reutilização, reciclagem e tratamento de resíduos; sólidos, bem como disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos;
  • O estímulo à adoção de padrões sustentáveis de produção e consumo de bens e serviços;
  • O incentivo à indústria da reciclagem;
  • A gestão integrada de resíduos sólidos;
  • A capacidade técnica continuada em gestão de resíduos sólidos;  
  • A integração de catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis nas ações que envolvam a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos.  

A Audiência Pública da Minuta do Plano Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos está marcada para o dia 29 de fevereiro, às 9h, no Teatro Usina Gravatá, em Divinópolis.

]]>
https://consorciocias.com.br/aberta-consulta-publica-da-minuta-do-plano-intermunicipal-de-gestao-integrada-de-residuos-solidos-em-33-municipios-que-integram-o-cias/feed/ 0
CIAS – Consórcio Intermunicipal Multifinalitário do Centro-Oeste Mineiro abre consulta pública sobre a concessão dos serviços de resíduos sólidos urbanos https://consorciocias.com.br/cias-consorcio-intermunicipal-multifinalitario-do-centro-oeste-mineiro-abre-consulta-publica-sobre-a-concessao-dos-servicos-de-residuos-solidos-urbanos/ https://consorciocias.com.br/cias-consorcio-intermunicipal-multifinalitario-do-centro-oeste-mineiro-abre-consulta-publica-sobre-a-concessao-dos-servicos-de-residuos-solidos-urbanos/#respond Tue, 30 Jan 2024 13:16:44 +0000 https://consorciocias.com.br/?p=9283

Está sendo estruturado um projeto para conceder ao setor privado a exploração dos serviços de resíduos sólidos urbanos dos municípios do CIAS. O objetivo da consulta pública é obter contribuições da sociedade para aprimorar a modelagem e oferecer o melhor serviço à população

O CIAS – Consórcio Intermunicipal Multifinalitário do Centro-Oeste Mineiro comunica a todos os interessados que realizará a consulta pública de nº 01/2024, para colher sugestões e contribuições para o aprimoramento da documentação que regerá a concessão dos serviços de resíduos sólidos urbanos das cidades integrantes do Consórcio, beneficiando uma população de mais de 600 mil pessoas.

O CIAS – Consórcio Intermunicipal Multifinalitário do Centro-Oeste Mineiro comunica a todos os interessados que realizará a consulta pública de nº 01/2024, para colher sugestões e contribuições para o aprimoramento da documentação que regerá a concessão dos serviços de resíduos sólidos urbanos das cidades integrantes do Consórcio, beneficiando uma população de mais de 600 mil pessoas.

Outros municípios integrantes do CIAS ainda poderão aderir ao projeto durante o período de consulta pública.

O projeto indicará soluções de infraestrutura para o tratamento e a destinação correta dos resíduos da região. A coleta continuará a ser realizada pelos municípios e abastecerá o sistema de tratamento, que será equipado com infraestrutura moderna para reduzir o volume de rejeitos depositados em aterros sanitários.

A consulta pública é uma das fases da estruturação da concessão e se trata de um instrumento de transparência e incentivo à participação da sociedade. Tem como objetivo obter contribuições de pessoas físicas ou jurídicas para aprimorar o projeto, visando à construção do projeto para beneficiar a região.

A consulta pública é uma das fases da estruturação da concessão e se trata de um instrumento de transparência e incentivo à participação da sociedade. Tem como objetivo obter contribuições de pessoas físicas ou jurídicas para aprimorar o projeto, visando à construção do projeto para beneficiar a região.

O Presidente do CIAS e prefeito da cidade de Santo Antônio do Monte – Léo Camilo ressalta a importância da participação da população, “o consórcio está desenvolvendo um projeto extremamente relevante para a sociedade, nós queremos ouvir a população para aperfeiçoarmos juntos a destinação correta dos resíduos sólidos nos municípios. É um trabalho grandioso que envolve questões ambientais, sociais e seus desdobramentos”, relata.

A informações, documentos sobre a consulta pública e regras para participação podem ser acessados no site do CIAS (https://consorciocias.com.br). As contribuições deverão ser encaminhadas até 29 de fevereiro de 2024 pelo e-mail: cias.consorcio@gmail.com .

A Consulta Pública do Plano Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PIGIRS) e a Audiência Pública do Edital de Concessão acontecerão no dia 28 de fevereiro, no Teatro Municipal Usina Gravatá, em Divinópolis.

Audiências públicas:

Teatro Municipal Usina Gravatá

Endereço: Vereda – Alameda Dr. Waldemar Rausch, s/nº – Santa Clara, Divinópolis, CEP: 35500-155

Horários: 9h às 12h – Consulta Pública (PIGIRS)

13h às 17h – Audiência Pública do Edital de Concessão

Sobre o projeto

O projeto abrange, até o momento, 30 municípios, beneficiando uma população de mais de 600 mil pessoas. Serão indicadas soluções de infraestrutura para o tratamento e a destinação correta dos resíduos da região. A coleta continuará a ser realizada pelos municípios. Com a estruturação da concessão, R$ 413 milhões serão investidos em infraestrutura para tratamento e destinação correta dos resíduos da região. O projeto é estruturado pela CAIXA, com recursos do Fundo de Apoio a Estruturações de Concessões e Parcerias Público-Privadas (FEP CAIXA) e conta com a coordenação da Secretaria Especial do Programa de Parceria de Investimentos, vinculada à Casa Civil da Presidência da República e conta com o apoio do Ministério das Cidades  do Governo de Minas, por maio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – SEMAD.

Oportunidades geradas pela concessão

  • 64% de redução dos rejeitos destinados ao aterro
  • Produção de combustível derivado de resíduos (CDR) a partir do lixo não reciclável
  • Ampliação da coleta seletiva e da reciclagem
  • Integração dos catadores como parceiros do serviço ambiental
  • Geração de renda a partir dos materiais recicláveis
  • Produção de adubo orgânico

Sobre o CIAS

Criado em 2014, o CIAS – Consórcio Intermunicipal Multifinalitário do Centro-Oeste Mineiro busca soluções para o tratamento e a destinação final dos resíduos sólidos urbanos (RSU), sendo prioridade o descarte correto para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs), estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), e o atendimento ao Plano Nacional de Resíduos Sólidos (PLANARES).

Contato para a imprensa:

]]>
https://consorciocias.com.br/cias-consorcio-intermunicipal-multifinalitario-do-centro-oeste-mineiro-abre-consulta-publica-sobre-a-concessao-dos-servicos-de-residuos-solidos-urbanos/feed/ 0
CIAS Apresenta Diagnóstico para Elaboração do Plano Intermunicipal de Resíduos Sólidos na Região do Centro-Oeste Mineiro https://consorciocias.com.br/cias-apresenta-diagnostico-para-elaboracao-do-plano-intermunicipal-de-residuos-solidos-na-regiao-do-centro-oeste-mineiro/ https://consorciocias.com.br/cias-apresenta-diagnostico-para-elaboracao-do-plano-intermunicipal-de-residuos-solidos-na-regiao-do-centro-oeste-mineiro/#respond Mon, 09 Oct 2023 20:12:22 +0000 https://consorciocias.com.br/?p=9251 O Consórcio Intermunicipal Multifinalitário do Centro-Oeste Mineiro (CIAS) apresentou, nos dias 4 e 5 de outubro, em Pitangui e Luz, respectivamente, o diagnóstico para a elaboração do Plano Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PIGIRS) dos municípios integrantes do Consórcio. 

As oficinas foram abertas pelo secretário executivo do CIAS, Célio Cabral de Sousa Júnior, que destacou a força do Consórcio e a importância da colaboração dos municípios para a elaboração do PIGIRS. Além de atores sociais e institucionais envolvidos com o tema dos resíduos sólidos na região, estiveram presentes o prefeito de Luz, Agostinho Carlos de Oliveira, legisladores locais e representantes da Secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD).

Durante as oficinas, o representante da equipe responsável pela elaboração do PIGIRS, André Roth, do Consórcio Vital, informou sobre as etapas já realizadas e apresentou o panorama dos resíduos sólidos nos municípios. O diagnóstico se deu a partir do levantamento e avaliação de aspectos institucionais, ambientais e socioeconômicos, além das características dos resíduos, coleta e disposição final na região.

Ao todo, 9 membros dos municípios consorciados foram indicados para integrar o comitê diretor. Nomeados pelo presidente do CIAS, todos já estão apoiando e acompanhando as atividades para a elaboração do documento. 

O Plano está sendo construído com a participação de todos os envolvidos. “Esta oficina não é para mostrar aos municípios como eles são, mas, sim, para que cada representante aqui presente nos ajude a entender a realidade local e nos sinalize se o nosso entendimento sobre manejo de resíduos no CIAS está no caminho certo”, destacou Roth.

Entre as informações contidas no diagnóstico estavam desde a caracterização da coleta e destinação final dos resíduos à existência de coleta seletiva e logística reversa na região. A cobrança pelos serviços de manejo e pontos de atenção, como a existência de lixões no território do Consórcio também foram apontadas.  

O PIGIRS atenderá os municípios de Abaeté, Araújos, Bambuí, Biquinhas, Bom Despacho, Carmo do Cajuru, Cedro do Abaeté, Conceição do Pará, Córrego Danta, Divinópolis, Dores do Indaiá, Estrela do Indaiá, Igaratinga, Leandro Ferreira, Luz, Maravilhas, Martinho Campos, Moema, Morada Nova de Minas, Nova Serrana, Onça de Pitangui, Paineiras, Papagaios, Pedra do Indaiá, Pequi, Perdigão, Pitangui, Pompéu, Quartel Geral, Santo Antônio do Monte, São Gonçalo do Pará, São José da Varginha, São Sebastião do Oeste e Serra da Saudade. No total, serão beneficiadas mais de 720 mil pessoas nas 34 cidades.

As próximas etapas do processo incluem reunião de trabalho com o Comitê Diretor para análise e complementação das diretrizes estratégicas para a implantação do plano, a Audiência Pública que vai apresentar, colher contribuições e validar a minuta do documento junto à sociedade e, por fim, a divulgação do plano.

Sobre o PIGIRS do CIAS

O Plano Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PIGIRS) apresentará o levantamento das atividades de coleta, transporte e disposição final dos resíduos de 34 municípios associados ao Consórcio Intermunicipal Multifinalitário do Centro-Oeste Mineiro (CIAS). No documento serão avaliados os diferentes tipos de resíduos sólidos, considerando os aspectos referentes à minimização na geração, segregação, condicionamento, identificação, coleta e transporte, e todas as etapas até a disposição final ambientalmente adequada.

O PIGIRS está sendo elaborado de acordo com os requisitos legais, em especial a Política Nacional de Resíduos Sólidos – Lei Federal Nº 12.305/2010 e a Política Nacional de Saneamento Básico Lei Nº. 11.445/2007, e terá validade de 20 anos. O plano visa ao planejamento de metas e ações que melhorem e modernizem todo o sistema de gerenciamento de resíduos sólidos na região de atuação do Consórcio.

]]>
https://consorciocias.com.br/cias-apresenta-diagnostico-para-elaboracao-do-plano-intermunicipal-de-residuos-solidos-na-regiao-do-centro-oeste-mineiro/feed/ 0
Consórcio CIAS Centro Oeste realiza Oficina Regional Pública de Trabalho em Bom Despacho https://consorciocias.com.br/consorcio-cias-centro-oeste-realiza-oficina-regional-publica-de-trabalho-em-bom-despacho/ https://consorciocias.com.br/consorcio-cias-centro-oeste-realiza-oficina-regional-publica-de-trabalho-em-bom-despacho/#respond Thu, 17 Aug 2023 20:55:43 +0000 https://consorciocias.com.br/?p=9239 Ontem de manhã (16), aconteceu a Oficina Regional Pública de Trabalho do processo de elaboração do Plano Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PIGIRS) dos municípios integrantes do CIAS, na prefeitura de Bom Despacho.

O Secretário Executivo Célio Cabral e a Vice-Prefeita Juliana Jaber abriram o evento, que contou com representantes municipais das cidades de Araújos, Bom Despacho, Cedro do Abaeté, Divinópolis, Dores do Indaiá, Luz, Martinho Campos, Nova Serrana, Onça do Pitangui, Papagaios, Pequi, Pitangui, Pompéu, São Gonçalo do Pará e Santo Antônio do Monte.

O Consórcio Vital e a CAIXA apresentaram a Oficina que abordou as pautas: Plano de Mobilização Social e Divulgação, Processo de Elaboração do PIGIRS e Formação do Comitê Diretor.

O encontro também teve a participação da SEMAD – Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável com Isabela Meline Simões Lopes – Diretora de Resíduos Sólidos Urbanos e Drenagem de Águas Pluviais e Jéssica Pacheco, responsável pelo acompanhamento do projeto junto ao CIAS.

O Dr. Lucas Silva e Greco – Promotor e Coordenador Regional das Procuradorias do Meio Ambiente dos Municípios do Alto São Francisco compareceu a oficina representando o Ministério Público de Minas Gerais. Para a autoridade é um momento importante de compartilhamento de informações aos gestores municipais sobre a  forma de trabalho que será implantada pelo CIAS e pela CAIXA para elaboração do plano integrado de gestão de resíduos sólidos. “Os gestores que estiveram aqui presentes entenderam bem e o Ministério Público do Estado de Minas Gerais enquanto instituição recebeu muito bem este projeto que o CIAS está desenvolvendo voltado para a destinação final dos resíduos sólidos, estamos com expectativa que o trabalho seja profícuo e conseguimos chegar em uma conclusão satisfatória em relação ao serviço de resíduos sólidos”, concluiu o Dr. Lucas Silva e Greco. 

O promotor Dr. Lucas Silva e Greco e participantes da oficina

A gestora ambiental – Lauane Bianca Oliveira Belo, representante da cidade de Dores do Indaiá, ressalta a importância da oficina “o encontro delimita os próximos passos para que a gente consiga realizar os levantamentos dos dados, especificar as nossas dificuldades que todos nós temos em relação aos resíduos sólidos, uma problemática dos 34 munícipios”, ressaltou Lauane.

O Secretário de Meio Ambiente – Tiago Freitas de Bom Despacho, explicita a importância do encontro “de forma conjunta nos podemos buscar soluções para todas as cidades que compõem o consórcio. Hoje o CIAS tem cumprido o seu propósito, trabalhando em prol dos municípios e trazendo soluções para a realidade de cada localidade”, relatou o secretário.   

O Secretário Executivo Célio Cabral encerrou o evento salientando a relevância do encontro,  “extremamente produtiva a participação de todos, a união dos municípios em prol de soluções conjuntas apontam para caminhos objetivamente viáveis para a correta destinação final dos resíduos sólidos da região”, finalizou o Secretário.

Vice-Prefeita Juliana Jaber, Lander Barbosa (CAIXA), Diôgo Vieira (Controladoria Geral de Divinópolis), promotor Dr. Lucas Greco, Tiago Freitas (Secretário de Meio Ambiente de Bom Despacho), Jéssica Pacheco (SEMAD), Célio Cabral (Secretário Executivo do CIAS), Isabela Meline (SEMAD), Leonardo Ornellas (CAIXA) e equipe do Consórcio Vital

O projeto é fundamentado na construção coletiva e democrática do Plano, parte de mecanismos de participação social para que todos possam contribuir com o processo de construção e de monitoramento das políticas públicas. Estão previstas duas oficinas microrregionais públicas de trabalho, para apresentação, análise e complementação do Diagnóstico e uma Audiência Pública Regional, para validação da minuta do PIGIRS. Além do evento de divulgação para apresentar o Plano Intermunicipal à sociedade. 

]]>
https://consorciocias.com.br/consorcio-cias-centro-oeste-realiza-oficina-regional-publica-de-trabalho-em-bom-despacho/feed/ 0
Dores do Indaiá investe na Usina de Triagem e Reciclagem https://consorciocias.com.br/dores-do-indaia-investe-na-usina-de-triagem-e-reciclagem/ https://consorciocias.com.br/dores-do-indaia-investe-na-usina-de-triagem-e-reciclagem/#comments Thu, 20 Apr 2023 18:09:13 +0000 https://consorciocias.com.br/?p=9115

O munícipio de Dores do Indaiá, localizado no centro-oeste mineiro, é uma das cidades que possui a destinação correta para o descarte de resíduos sólidos urbanos (RSU). Há 12 anos foi inaugurada a Usina de Triagem e Reciclagem, localizada na zona rural com área total de 3,14 hectares.  

A Prefeitura Municipal tem investido para melhorar a produtividade e oferecer melhores condições de trabalho. Em 2021 e 2022 foram adquiridos maquinários (esteira elétrica e prensa hidráulica vertical) e posteriormente construída a área de transbordo dos RSU. Atualmente está em processo licitatório a aquisição de um caminhão gaiola, fruto de convênio entre o município e a Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, para complementar o transporte de coleta seletiva.

A coleta dos materiais recicláveis acontece as terças, quintas e sábados, de 07h às 12h, nas portas das casas. O município utiliza dois caminhões – basculante e compactador para a realização do trabalho. O Prefeito Municipal Alexandro Coêlho Ferreira solicita à população para aderir a reciclagem, “temos que ter um comprometimento com o meio ambiente, bem como com a saúde pública local. Os munícipes precisam conscientizar sobre a necessidade de separar o lixo seco do molhado, para que tenhamos um resultado cada vez melhor”, afirma.  

O comerciante Clésio de Sousa, residente no bairro Oswaldo de Araújo, conta que aprendeu a separar o lixo em casa com o pai, “ele já faleceu, mas nos ensinou a separar os itens para reciclagem. Na minha casa moram três pessoas e todos compreendem a importância do reaproveitamento para o meio ambiente. A usina além de gerar emprego também dá receita para a prefeitura”, conclui.  

A Usina de Triagem recicla papel, papelão, latinha, sucatas metálicas, vidro e plásticos (polipropileno e polietileno de alta densidade). O material reciclado é colocado em fardos e posteriormente vendido através de leilão gerando renda para o município. Ano passado foram reciclados e vendidos 140.745 Kg de resíduos.

Os rejeitos que não podem ser aproveitados são destinados para o aterro Parque Integração de Resíduos na cidade de Bambuí. O Prefeito Municipal salienta que desde janeiro de 2022 o município concilia a produção da Usina de Triagem e Reciclagem com o excedente dos resíduos sólidos urbanos, “temos que ter compromisso com os nossos recursos naturais, com a legislação ambiental e também o cuidado com a saúde da nossa população. Solucionamos um problema crônico que convivíamos há décadas”, ressalta Alexandro Coêlho Ferreira.

Atualmente são 15 trabalhadores na usina. O funcionário Fabiano Maria da Silva trabalha há um ano no local e acentua o mérito do serviço, “sou contratado e tenho um trabalho formalizado que ajuda o meio ambiente”, relata.

O Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Agronegócio e Meio Ambiente – Marcelo Coêlho Ferreira Filho evidência as condições de trabalho, “todos os funcionários são equipados com EPI’s e recebem semanalmente a visita do técnico de segurança para orientação e acompanhamento, além de receberem grau máximo de insalubridade juntamente com o salário”, conclui.  

A cidade Dores do Indaiá faz parte do CIAS – Consórcio Intermunicipal Multifinalitário do Centro Oeste Mineiro. O Secretário Executivo do CIAS – Célio Cabral de Sousa Júnior destaca a importância da usina, “ já tem mais de uma década que a Usina de Triagem e Reciclagem foi criada, houve aperfeiçoamento durante esses anos. É um projeto que visa a preservação ambiental, gera emprego e renda para o município”, finaliza.

]]>
https://consorciocias.com.br/dores-do-indaia-investe-na-usina-de-triagem-e-reciclagem/feed/ 3
Reciclabom – Cooperativa de Trabalho de Catadores de Recicláveis de Bom Despacho completa sete anos em atividade https://consorciocias.com.br/reciclabom-cooperativa-de-trabalho-de-catadores-de-reciclaveis-de-bom-despacho-completa-sete-anos-em-atividade/ https://consorciocias.com.br/reciclabom-cooperativa-de-trabalho-de-catadores-de-reciclaveis-de-bom-despacho-completa-sete-anos-em-atividade/#respond Tue, 21 Mar 2023 16:15:32 +0000 https://consorciocias.com.br/?p=9092

Com início das atividades em 2017, a Cooperativa de Trabalho de Catadores de Recicláveis de Bom Despacho – Reciclabom, tem como proposta a reciclagem de materiais visando minimizar o impacto ambiental e fomentar o trabalho dos profissionais de coleta seletiva.

A cooperativa recicla papeis, papelões, plásticos (misto e cristal), alumínio, metais e vidros. São itens que grande parte da população ainda descarta no lixo sem a devida separação, mas que deveriam ter um destino ambientalmente correto e contribuir para a geração de renda dos trabalhadores deste importante setor. 

Os materiais coletados são triados no galpão da cooperativa e embalados em fardos para a venda. O faturamento é utilizado para os custos permanentes (água, luz, equipamentos de proteção, entre outros) e o restante é dividido entre os cooperados, sendo a fonte de renda de 12 trabalhadores. A cooperada Cássia Rodrigues da Silva trabalha na cooperativa há cinco anos e ressalta o benefício deste serviço, “é muito bom trabalhar com reciclagem, estamos ajudando a natureza e conseguimos o nosso sustento”, relata.

A Prefeitura Municipal de Bom Despacho, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, é parceira da Reciclabom. A administração disponibiliza esteira de triagem, prensa enfardadora e balança. Além da cessão dos veículos – três caminhões e uma Kombi, incluindo a manutenção e o abastecimento. O apoio tem embasamento na Lei Municipal 2.631/2018 que institui o serviço público de coleta seletiva e destinação de resíduos domiciliares no município de Bom Despacho.   

O Secretário de Meio Ambiente – Tiago de Freitas Cabral ressalta a importância da Reciclabom, “o município deixou de destinar de forma ambientalmente incorreta toneladas de resíduos, diminuindo o impacto ambiental, desde o início das atividades. Além do ganho social, que possibilita que várias famílias tenham um sustento. A cooperativa é um dos maiores patrimônios que o nosso município tem, é fundamental que toda a sociedade a conheça, abrace e participe da reciclagem”, informa.  

A Secretaria de Meio Ambiente solicita a todos os moradores da cidade para separarem os recicláveis de outros resíduos, evitando a contaminação e facilitando o trabalho de triagem da cooperativa. O Secretário de Meio Ambiente enfatiza a importância da contribuição da população na destinação correta do lixo gerado, “os munícipes precisam compreender a relevância do papel social e ambiental para uma cidade mais limpa, com consumo consciente, reciclagem e reaproveitamento”, finaliza Tiago de Freitas Cabral.  

A Reciclabom realiza a coleta seletiva por diversos bairros da cidade, atendendo por volta de 60% do município nas portas das casas, de segunda a sexta. Uma das dificuldades é a necessidade dos coletores precisarem abrir boa parte dos sacos de lixos para separarem os recicláveis dos outros resíduos, pois boa parte da população ainda não realiza esta separação em casa, antes do descarte. Os moradores também podem levar os itens para reciclagem no Ponto de Recebimento de Recicláveis e também é possível agendar mediante telefone a retirada.

A cidade de Bom Despacho integra o CIAS – Consórcio Intermunicipal Multifinalitário do Centro Oeste Mineiro. Para o Secretário Executivo do CIAS – Célio Cabral de Sousa Júnior, é de extrema importância a população abraçar a cooperativa, “a reciclagem e o reaproveitamento são essenciais para atenuar o impacto ambiental provocado pelo descarte incorreto dos resíduos sólidos, sendo também importante fonte de renda para muitas famílias. A Reciclabom realiza um trabalho espetacular no município”, conclui.

Serviço:

Galpão / Sede: Rua Guiné Bissau, 124, Dom Joaquim – Bom Despacho. Segunda a sexta, de 07:00 às 17:00.

Ponto de Recebimento de Recicláveis: na Sede do TG 04-006, na Avenida das Palmeiras, Centro – Bom Despacho.

Agendamento para retirada: (37) 99843-5803 (Alan) e (37) 99833-5056 (Cássia). 

]]>
https://consorciocias.com.br/reciclabom-cooperativa-de-trabalho-de-catadores-de-reciclaveis-de-bom-despacho-completa-sete-anos-em-atividade/feed/ 0
Consórcio Intermunicipal Multifinalitário do Centro Oeste Mineiro reelege presidente https://consorciocias.com.br/consorcio-intermunicipal-multifinalitario-do-centro-oeste-mineiro-reelege-presidente/ https://consorciocias.com.br/consorcio-intermunicipal-multifinalitario-do-centro-oeste-mineiro-reelege-presidente/#respond Wed, 18 Jan 2023 21:06:52 +0000 https://consorciocias.com.br/?p=8881

O prefeito municipal de Santo Antônio do Monte, Léo Camilo foi reeleito à Presidência do CIAS – Consórcio Intermunicipal Multifinalitário do Centro Oeste Mineiro, sendo o vice-presidente Ozéas da Silva Campos – prefeito de Pompéu, nesta terça-feira (17), no salão Lions Club, na cidade de Pitangui. O mandato tem a duração de dois anos (2023 a 2024).

O presidente do CIAS ressalta a importância da continuidade do mandato “assumi a presidência ano passado, é gratificante a confiança dos municípios consorciados em nosso trabalho. O consórcio tem avançado bastante nos estudos dos resíduos sólidos juntamente com o FEP Caixa – Fundo de Apoio à Estruturação de Projetos de Concessão, para a viabilização da concessão”, pontua Léo Camilo. 

O vice-presidente Ozéas da Silva Campos relata a importância do consórcio para todos os participantes, “o CIAS tem um papel fundamental principalmente para os munícipios de pequeno porte, por meio do consórcio nós temos a oportunidade de cumprir juntamente com outras cidades as obrigações exigidas legalmente relacionadas ao meio ambiente”, conclui.

A assembleia também elegeu cinco prefeitos para o Conselho Fiscal, foram eleitos Bertolino da Costa Neto (Bom Despacho), Agostinho Carlos Oliveira (Luz), Geraldo Magela da Silva (Araújos), Fábio Alves Costa Fonseca (Igaratinga) e Elder Correa de Freitas (Leandro Ferreira).

Na ocasião, o presidente também indicou a continuidade do secretário executivo Célio Cabral referendado pela assembleia. O secretário destacou o trabalho realizado na gestão, “é uma honra integrar a equipe do CIAS que possui um projeto relevante para os municípios consorciados que beneficiará aproximadamente 740 mil habitantes”, afirma.

Presidente Leo Camilo e Secretário Executivo Célio Cabral

O atual presidente foi eleito por aclamação. Para Léo Camilo o consórcio é de extrema relevância para os 35 municípios consorciados, “juntos vamos resolver a questão dos resíduos sólidos do Centro Oeste Mineiro, o projeto está bastante adiantado, provavelmente ao final do ano abriremos o edital para a concessão. É gratificante ter a confiança de todos os prefeitos na gestão do CIAS”, conclui.

O evento contou com a participação de prefeitos, vice-prefeitos, secretários de meio ambiente, assessores e gestores.

Os municípios participantes do Cias são: Abaeté, Araújos, Bambuí, Biquinhas, Bom Despacho, Carmo do Cajuru, Cedro do Abaeté, Conceição do Pará, Córrego Danta, Divinópolis, Dores do Indaiá, Estrela do Indaiá, Igaratinga, Leandro Ferreira, Luz, Maravilhas, Martinho Campos, Moema, Morada Nova de Minas, Nova Serrana, Onça de Pitangui, Paineiras, Papagaios, Pedra do Indaiá, Pequi, Perdigão, Pitangui, Pompéu, Quartel Geral, Santo Antônio do Monte, São Gonçalo do Pará, São José da Varginha, São Sebastião do Oeste, Serra da Saudade e Tapiraí.

Prefeitos (1)

Sobre o CIAS Centro Oeste

O consórcio busca soluções para o tratamento e a destinação final dos resíduos sólidos urbanos (RSU), sendo prioridade o descarte correto para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs), estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), e o atendimento ao Plano Nacional de Resíduos Sólidos (PLANARES).

Atualmente 35 munícipios integram o consórcio, beneficiando uma população de aproximadamente 740 mil habitantes.

]]>
https://consorciocias.com.br/consorcio-intermunicipal-multifinalitario-do-centro-oeste-mineiro-reelege-presidente/feed/ 0
Consórcio CIAS Centro Oeste realizou duas Assembleias na cidade de Pitangui https://consorciocias.com.br/consorcio-cias-centro-oeste-realizou-duas-assembleias-na-cidade-de-pitangui/ https://consorciocias.com.br/consorcio-cias-centro-oeste-realizou-duas-assembleias-na-cidade-de-pitangui/#respond Thu, 22 Dec 2022 18:33:10 +0000 https://consorciocias.com.br/?p=8608

No início de dezembro (07/12), os participantes do consórcio se reuniram no Salão Lions Club, na cidade de Pitangui – MG para duas assembleias consecutivas. O presidente do consórcio – Leonardo Camilo ressaltou a importância deste encontro, “a reunião é de extrema relevância para dialogarmos assuntos de interesses dos 35 municípios, apresentarmos a prestação de contas e um panorama sobre os principais avanços realizados nestes primeiros 10 meses de mandato a frente do CIAS”, relatou.

O secretário executivo Célio Cabral Júnior abriu a Assembleia expondo serviços contratados para auxiliar nas demandas do consórcio, “foi necessário definir uma metodologia de trabalho para regularizar todas as pendências, hoje temos um consórcio seguro do ponto de vista contábil e jurídico, além de objetivos e metas muito bem definidas sobre a futura concessão dos resíduos sólidos”, afirmou. Também apresentou a prestação de contas parcial do CIAS aos representantes dos municípios.

Na primeira Assembleia foram tratadas as alterações no contrato de consórcio sendo aprovado o Terceiro Termo Aditivo do Contrato de Consórcio do CIAS, esta nova versão busca uma série de modernizações e adaptações para a futura concessão, trazendo segurança jurídica e aprimoramento nas normas que o regem.

Nesta assembleia também foi apresentado o site www.consorciocias.com.br as redes sociais Instagram e Facebook: @consorciocias.

Na segunda assembleia foi abordado o estatuto do consórcio descriminando com mais detalhes as regras, visando maior transparência aos consorciados. Outro ponto proposto foi a expansão do mandato de presidente para dois anos a partir da próxima eleição em janeiro de 2023.

Também contou com a apresentação do grupo CAIXA, que conduz os estudos técnicos do consórcio, juntamente com o CIAS por meio do FEP CAIXA – Fundo de Apoio à Estruturação de Projetos de Concessão e PPP.

O engenheiro da CAIXA – Leonardo Batalha Ornellas apresentou a equipe técnica: Fipe – Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, Felsberg Advogados, Giamundo Neto Advogados e Planos Engenharia, que foram contratados para o suporte. Ele ressaltou a importância do estudo e seus avanços para a viabilidade da concessão.

Leonardo Batalha Ornellas – engenheiro do grupo CAIXA

Os presentes dialogaram e refletiram sobre as medidas necessárias para a solução dos resíduos sólidos no Centro Oeste. O prefeito de Bom Despacho – Bertolino da Costa Neto destacou a união entre consorciados “acompanho o trabalho do presidente e secretário executivo, o projeto caminha para uma solução. E, se nós partimos para buscar uma solução individual, não precisaria haver consórcio. O espirito do consórcio é exatamente fazermos uma busca coletiva”, ressaltou.

Houve um número expressivo de participantes em ambas as Assembleias, aproximadamente 50 pessoas, dentre: prefeitos, vice-prefeitos, secretários de meio ambiente, engenheiros e assessores.  Tivemos um quórum de 22 aptos municípios aptos a votarem nas mudanças sugeridas pela equipe CIAS Centro Oeste, 20 foram favoráveis às proposições e 02 se abstiveram.

]]>
https://consorciocias.com.br/consorcio-cias-centro-oeste-realizou-duas-assembleias-na-cidade-de-pitangui/feed/ 0